terça-feira, 1 de abril de 2008

Dízimo eh bíblico? Depende pra que época.

Dízimo ou ofertas? Qual eh o correto? Jah pensaram nisso?
O que contribuímos deve ser segundo o nosso coração. O uso da palavra dízimo não cabe, biblicamente, no que eh feito, mensalmente, em nossas igrejas. Entendo que eh importante para administração da igreja estipular uma porcentagem, a todos os membros, para contribuir. Eu mesmo, contribuo com 10%. Não porque eh bíblico, pois não eh, mas por tradição.Entretanto, alguns líderes religiosos, dizem que eh, e ainda por cima insinuam, que quem não o faz assim será amaldiçoado. Aí a coisa complica.
Porque as pessoas cismam de querer amaldiçoar aqueles que pensam diferentes? Jogam logo o terrorismo religioso. Será que Deus vai punir alguém por questões semânticas? Se for assim, vou amaldiçoar quem diz dízimo, pois a bíblia diz ao contrário. Agora pergunto, eu tenho esse poder? Fui investido dessa autoridade? Entretanto, líderes que são lobos com peles de cordeiro o povão defende e ainda diz que não se pode ir contra a um Ungido. Bem, Deus ungiu um querubim meio estranho. Será que não podemos ir contra ele? Sei lah, o povo eh meio incoerente, usa o caso de Saul e esquece que Satanás tmb foi ungido. Sendo assim, ao que parece, as pessoas associam a justiça divina a justiça humana, que absolvem os culpados e criminam os que nada de errado fizeram. Mesmo sabendo, que a bíblia diz que nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. Mas vamos ao que interessa, retornar ao tópico. O que leva uma pessoa discordar do dízimo?O intuito eh esclarecer o que leva alguns a não concordar com o uso do termo Dízimo.
Dízimo Antes da Lei, Abraão e Jacó:
Abraão, dizimou somente uma vez, e mesmo assim foram os DESPOSOS da Batalha. Não foram de sua riqueza pessoal, mas sim do lucro. Ou seja, dizimou o que não era dele. Verifique também que ele, Abraão, recusou os despojos deixando apenas para seus companheiros. Ou seja, só dizimou esta vez.
Jah o caso de Jacó, este fez um voto com Deus que se Ele o protegesse então daria o dízimo, atos até agora voluntários. Não vejo nenhum mandamento de Deus para que fosse pago o dízimo. Deus, ao contrário das ordenanças do período da Lei, não ordenou, nem a Jacó nem a Abraão dizimarem.
Agora na lei de moisés, era obrigatório, na questão de ser uma ordenança de Deus, devido aos levitas não terem recebido terras nem posse e por isso ficavam por conta do templo e conseqüentemente receberam o dízimo.Então, o dízimo que devemos estudar, de ordenança bíblica, então eh o da Lei, e este era com finalidades não mais existentes no nosso tempo. Basta refletir:
Deuteronomio 26.12 Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;
Aplicação do Dízimo do período Triênio: ao levita, estrangeiro, órfão e viúva. Mesmo assim, não era em dinheiro
“Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que cada ano se recolher no campo. Perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher para ali fazer habitar o seu nome, comereis os dízimos do teu cereal, do teu vinho e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas, para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias. Mas se o caminho for longo demais, de modo que não os possas levar, por estar longe de ti o lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado, então vende-os e leva o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. Com esse dinheiro comprarás tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer outra coisa que te pedir a tua alma. Come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te tu e a tua familia” Deuteronômio 14:22:29
Dízimo anual: De acordo a colheita e o gado, também era comido pelo próprio ofertante e não levado a caso do tesouro. O uso do dinheiro era permitido apenas por causa de inviabilidade na locomoção, mesmo assim, ao chegar no lugar onde Deus ordenou, comprar as coisas e se alegrar perante a Deus, em forma de culto, se alimentando do que Deus fez abençoar a tua colheita e criação:
“Trareis a este lugar os vossos holocaustos e os vossos sacrifícios, os vossos dízimos e as vossas ofertas especiais, os vossos votos e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas. Ali comereis na presença do Senhor vosso Deus e vos alegrareis com as vossas familias por todo o bem que vos abençoar o Senhor vosso Deus. Então, ao lugar que escolher o Senhor vosso Deus... para ali trareis.... vossos dízimos” Deuteronômio 12:6,7
Afinal o que era o dízimo para Israel?O dízimo era para o levita, estrangeiro, pobre, e as viúvas:
Deuteronomio 26.12:Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;
O dízimo estava relacionado a colheita, podendo até ser em dinheiro em caso específico. se o lugar para o sacrificio fosse distante e não houvesse comotransportá-lo para lá. Além disso ERA REPARTIDO E COMIDO PELOS OFERTANTES.
Deuteronomio 14.24-26:E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estarlonge de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quandoo Senhor teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas,e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o aliperante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
O problema eh que o dízimo bíblico, a palavra dízimo, a ordenança bíblica ao dízimo, não cabe ao nosso contexto. Estava ligada a Leis Cerimônias judaicas. Na verdade era um tributo para uma nação teocrática. Tanto é, que nem todos dizimavam e nem era mensal e dificilmente era dinheiro.Agora pergunto, o que colocamos no gazofilácio eh dízimo ou oferta/contribuição?
Talvez alguém deve estar pensando que sou contra dar dinheiro a igreja. Muito pelo contrário. A viúva deu 100% e foi elogiada por Jesus. A intenção foi honesta. Deus olha muito para as nossas intenções. Tanto qndo erramos, como quando fazemos algo aparentemente bom. Explico, se vc fazer algo bom porém, fingido, Deus olha a intenção. P. ex, alguém que faz o bem para barganhar ou ser bem visto pela sociedade. Posso trazer um exemplo bíblico também:
ATOS 5
1 MAS um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.
O que quero dizer com isso? Primeiro, aquele que diz que não precisa dizimar, para não ajudar a igreja na pregação do evangelho, eh picareta e quer uma desculpa para consciência. Esse sim deve ser combatido. O meu caso, e percebo que todos, ou a maioria dos que são contra o dízimo,no maio evangélico, esta relacionada a semântica. O que eles contribuem chamam de oferta e não estipulam porcentagem obrigatória, mas sim, consultando a consciência. Bem, eh por aí, participar da obra por amor e agradecimento e não por barganha e medo.Se Deus tocar no meu coração em doar até 100%, assim o farei,pois sei que aquEle que me conforta,poderá confortará muitas as outras pessoas. E saber que eu posso se participante disso, eh uma grande honra. Esse eh o fruto da semente plantada e não mais dinheiro e barganha com Deus.
nEle e por Ele, dias melhores virão.

5 comentários:

Unknown disse...

Me surgiu umas dúvidas ao ler. poderia me ajudar??

1)vamos lá primeira dúvida?
o que significa Dízimo? eu vi aqui mais posso está errado diz que é: dízimo
do Lat. decimu
s. m.,
a décima parte;
posso está errado mais deu uma olhada em uma "pequena enciclopédia Bíblica e também era o mesmo significado ( mais como não conheço muito da cultura Judaica então fiquei na dúvida pois você disse que não era bíblico então queria que me responde-se onde você viu que dízimo não é a décima parte??

2)Tem uma passagem Bíblica que diz assim a respeito de levar o dízimo: "6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
13 As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?
14 Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
15 Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.
16 Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome.
17 E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
18 Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.
" (Malaquias 3:6 a 18)
Tem uma parte lá em cima bem interessante no versículo 10 diz "todos os dízimos" a palavra todos não é preciso nem explicar o seu significado dela. E se é de tudo e se recebemos mensalmente damos mensalmente ou estou errado?? mais vamos deixar claro o dízimo é de tudo se você tem 24h do dia temos que dar o dízimo disso também como forma de gradidão, como você disse temos que dar com amor, mais temos que dar sempre pois em malaquias é claro nisso.

bem ai minhas dúvidas por favor não leve como ofensa.

fique com Deus e que Deus continue a te abençoar!!

Anônimo disse...

Ola meu amigo li sua pastagem e gostaria que você me respondesse algumas perguntas .
1º Como você explica o texto de Mateus 23. V23? Jesus condenou o Dizimo ou disse que deveria ser praticado?
2º Se não cabe em nosso contexto gostaria de saber onde esta o texto que foi dispensado a pratica do dizimo no NT.
3º Se a bíblia e o próprio Jesus usou a palavra DIZIMO e você sabe que isso significa 10% como ao mesmo tempo você diz que não se pode estipular quantidade?
Você esta se contradizendo ou eu entendi mal? Pois entendo que DIZIMO e uma coisa e oferta é outra Paulo em II Coríntios 9 fala da oferta que ai sim é voluntaria. Agora DIZIMO não é outra coisa senão 10%.
Para concluir meu raciocínio, você diz que o dizimo era pra sustentar os Levitas por isso não é mais necessário, então gostaria que você lesse com muita atenção o que Paulo esta dizendo em 1º COR. 9 leia todo capitulo e me de uma resposta .
Fica na paz

Unknown disse...

Para apimentar esta discussão gostaria de fazer algumas perguntas.
O dizimo é regulamentado na biblia?
Segundo a regulamentaçao biblica de quem era ou é a funçao de trazer os dizimos à casa do tesouro?
O Dizimo hoje cumpre o sua funçao estabelecido na biblia?
O dizimo tem funçao de receita?
Do velho testamento o que mudou em relaçao as funçoes do dizimo e onde está escrito?
segundo a regulamentaçao em Deuteromio 12. 1,5a19 os dizimistas deveriam reunir em um lugar escolhido por Deus e ali juntamente com a familia comer o Dizimo, o que isto significa?
segundo Neemias 10 37b ,38 io dizimo que ia para a casa do tesouro era o dizimo dos dizimos ou seja o da parte recebida pelos levitas juntamente com o sacerdote era dado um dizimo que ia para casa do tesouros.
os levitas era aqueles que tinha os que viviam exclusivamente para obra. Que são estas pessoas hoje? O dizimo que ia para a casa do tesouro não era do dizimista comum. Então quem são os ladroes?
E a funçao principal do dizimo, tem sido cumprida devidamente como orienta a biblia?

Unknown disse...

Eu gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito do dízimo...

1) qual era o local e a pessoa estabelecidos por Deus para recolhiemnto do dízimo? com ref. bíblica

2) que destino tomava o dízimo? com ref. bíblica

3) havia alguma data ou período estabelecido para a estrega deste? com ref. bíblica

4) existia algum ritual solene de culto durante a entrega dos dízimos? com ref. bíblica

Reforma Já disse...

Olá, a paz!


Em face do artigo veiculado acima, gostaria de convidar o amigo - e os demais - a ler um TCC acadêmico/teológico sobre o dízimo que está postado no site [ www.reformaja.org ] no link "arquivos": A sombra do Templo no Dízimo e na Igreja.

Também acreditamos que o material produzido faça parte do vosso ambiente de estudo e análise e leva em conta todas as vossas indagações postadas aqui. Por esta razão, leia a pesquisa até o fim se for possível, pois o desenvolvimento do texto é realmente "desafiador"...

Um abraço!